segunda-feira, 19 de março de 2007

Perda...

Por que para todos nós, seres humanos, é tão difícil lidar com a perda. Seja ela qual for, a perda sempre causa desconforto. Das menores as maiores o que muda é a intensidade do sofrimento. Mas o sentimento em si é o mesmo.
Muitas vezes, acabamos por nos arrepender de coisas que deixamos de fazer, e acabamos deixando passar o momento. Nesta situação, temos uma perda de tempo. Outras vezes, perdemos pessoas que gostamos. Acredito que essa seja uma das piores perdas que possa existir. Pessoas que acreditamos que iremos viver ao lado delas por toda uma eternidade, e quando você menos espera você as perde.
Perde o jogo de futebol do seu filho, que naquele dia, foi campão do colégio, ou então perdeu feio, pois estava ansioso esperando por sua chegada. Perde o aniversário de um grande amigo por uma simples discussão, e faz a maior diferença para ele a sua ausência. Perde uma noite maravilhosa por que tem que trabalhar no outro dia pela manhã, e o dia não rende nada. Perde de passar mais tempo ao lado das pessoas que você realmente gosta para trabalhar e adquirir dinheiro, e no fim de tudo isso você o têm, mas em compensação, pouca essência e sozinho.
Cada pessoa sabe o que é melhor para si. A cada escolha, uma renúncia, uma perda. Não se pode ter tudo. Infelizmente são assim que as coisas acontecem.
As pessoas precisam ter prioridades em suas vidas e não se deixarem levar pelas experiências dos outros. Têm é claro, que ir em busca do que realmente desejam para si mesmas, mas sem deixar com que as coisas boas da vida passem.
A perda é inevitável, mas lidar com ela é algo que todos devemos aprender. Afinal, um dia tudo realmente acaba.