sábado, 10 de abril de 2010

Amizade

Talvez seja uma palavra com vários significados, diferentes para cada um de nós. Mas pode ter também um conceito único e universal:



“Amizade (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.
A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.
A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida. Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
REFERÊNCIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amizade


Por sermos pessoas tão diferentes umas das outras é que se dá tão difícil a convivência. Até o mais calmo dos seres, em algum momento se cansa. Acredito que a solução disso tudo estaria no respeito. Respeitar as pessoas em suas s opções, seria um fator contribuinte. Mas o problema nisso tudo esta em como aceitar os defeitos dos outros. A melhor maneira para se conseguirmos isso, está em aceitarmos nossos próprios defeitos. Gostar das pessoas pelas suas qualidades, mas amá-las por seus defeitos. O que nos resta saber é se o pacote de defeitos e qualidades nos agrada. Pode parecer um pouco difícil a primeira vista, mas com a prática contínua e ausência do orgulho e do ego, isso é sim possível.
Em um relacionamento de amizade, assim como em qualquer outro afetivo, temos que ver a vida por um triângulo em 3D, o qual nos proporciona três pontos de vista distintos: o seu, o da outra pessoa, e o de vocês dois juntos. O seu ponto de vista é claro, ele vem instintivamente. O da outra pessoa já é mais difícil. Você tem suas opiniões e a primeira vista, elas se chocam com a da outra pessoa. É neste momento que você tem de amá-la. Saber respeitar a idéia do outro é se colocar no lugar deste, em todos os aspectos. E o de vocês dois juntos, é você uma hora enxergar por este ponto, outra hora o outro. É dividir com uma pessoa um ponto de vista diferente. E este vai se desenvolvendo com o passar do tempo, ou não.