quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O mundo em redes

Hoje durante uma conversa com uma amiga, parei para refletir sobre como todos nós estamos tão conectados por redes. Na minha página pessoal, o iGoogle, percebi que tenho nos meus primeiros gadgets (pequenas janelas que levam direto ao link do site, e que se mostram atualizadas), Facebook, Twitter e Orkut! As pessoas conectadas vinte e quatro horas por dia, umas com as outras, atualizando, espiando e se comunicando, de uma maneira tão impessoal, mas ao mesmo tempo, com tanta freqüência!
Falamos com pessoas que não vemos há muitos anos e que antigamente jamais teríamos ainda algum tipo de contato. Podemos saber diariamente o humor das pessoas, além de poder falar com elas sem gastar um centavo a mais na conta do telefone. Também controlamos, ou melhor, “seguimos” pessoas para ver o que andam fazendo e onde estão.
Não acredito que essa impessoalidade venha atrapalhar ou interferir na freqüência do contato pessoal, como muitos acham. Na verdade, a cada dia surgem mais ferramentas que aproximam as pessoas ainda mais uma das outras. O que mudou foi a facilidade com que as pessoas tem acesso uma à vida das outras. E o melhor de tudo: você é quem permite o que quer que as pessoas saibam de você.
Estar conectado nestes sites de relacionamentos, é como se fosse um documento, que se você ainda não tem, vai ter. Quem gosta de pessoas ou tem muitos amigos, é a melhor maneira de contatar com velocidade e agilidade. Somos totalmente dependentes da internet . Você consegue imaginar atualmente o mundo sem e-mail? Ele se tornou uma ferramenta totalmente indispensável.
O “mundo em redes” cresce a cada minuto, em uma rapidez provavelmente imensurável. E viva a tecnologia!
Amo muito tudo isso!

Um grande abraço a todos os que me acompanham e que passam por aqui de vez em quando!

Jane Machnacz Ferreira

2 comentários:

Juliana disse...

Jane, passei pra ler teu blog e decidi dar uma comentadinha... =)
A algum tempo atrás escrevi um texto sobre o mesmo tema, falando de algo que realmente me assusta...
As pessoas estão cada vez mais ligadas ao computador e aos seus amigos virtuais e, ao mesmo tempo, não dão nem bom dia à mãe na hora do café.
Outra coisa que me encomoda nas redes sociais é a escravidão que elas causam...
Orkut, Facebook, Twitter...
Esses dias uma amiga me disse assim: Ju, eu não acredito que tu não tem Twitter.
E eu respondi que não tinha pq estou cheia de tanta rede social, e quero dividir meu tempo livre com os jornais que gosto, o Jô, livros, amigos de carne e osso...
A gente perde muito tempo alimentando relações virtuais...

É isso...dei minha contribuição
Beijooooo

Anônimo disse...

Estamos com saudades Jane!...treiande